quinta-feira, 30 de julho de 2009

Está Dito

Há pouco mais de um ano, a certeza era de ganhar a Libertadores, com o mesmo Fluminense e, em seguida, "brincar no Brasileirão". Agora, a certeza é de que, apesar de beirar a lanterna, o time não vai cair de divisão para o campeonato de 2010.

Certo, o tempo vai ajudar, pois há muito a disputar e, é claro, sair da 19ª para 16ª posição (o que basta para não cair) no campeonato nacional é mais fácil que ganhar a Libertadores da América.

O enfoque, no entanto, é outro:

>Se o treinador dissesse, a essa altura, que o time ia cair, de que serviria sua permanência?
> Se o time continuar mal, logo o treinador será outro e, obviamente, nunca se saberá se, com Renato, cairia mesmo ou não.

Ninguém sabe, enfim, se time A ou B vai cair, subir, crescer, ruir. É tudo palpite, aposta e, convenhamos, dizer "eu acho", "eu afirmo", "eu tenho certeza" ou "eu avalio" dá no mesmo: é tudo opinião e usar isso não torna infalível o emissor.

Normalmente, o recurso para garantir que o discurso pode estar errado é lançar mão de um "se Deus quiser". Assim, a responsabilidade fica, também, com o onipotente.

A vida continua e, como sempre, esperar é o que resta. (Graças a Deus)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário