quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Voz do Povo [001]

"Se Deus quiser, vai dar certo."

Essa frase é lida e escutada, diariamente, inúmeras vezes e, na maioria delas, é dita por hábito, sem pensar, sem perceber o alcance dela.

Nossa sociedade, aliás, forma mestres nesse campo - somos muitos papagaios replicantes das frases feitas. Os tais mestres estão dos dois lados: os que criam e os que passam a usar as expressões.

A de hoje tem uma característica especial, que é o caráter divino, o dom na onipotência usado em vão. No elevado nível do exagero, a frase entra no contexto do futebol, da novela das oito, da pesquisa eleitoral, na loteria ou da liquidação nas lojas de eletrodomésticos. A bem da verdade, Deus está mesmo em tudo, tudo pode, tudo vê, de tudo sabe, mas exagero assim é demais.

Mesmo sem seguir os preceitos de religião, beirando o ateísmo ou sussurrando ser agnóstico, ninguém está isento às tolices, às distorções do fanatismo ou à cegueira de quem, por tudo, culpa Deus. Isso não mudará, mas fica mais fácil se pensar um pouco:

Deus sempre quer, portanto, faça a sua parte e, claro, sua parte não é ficar esperando pela vontade dele, é buscar a afirmação do seu próprio desejo. Basta lembrar que Deus está nos dois times, no autor da novela e no editor do telejornal, no candidato corrupto e no falastrão, nos outros milhões de apostadores, no dono da loja, no economista, no camelô e no mendigo.
.
.

2 comentários:

  1. Se Deus não quiser, melhor se precaver e tentar com o representante dele na Terra.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_B/0,,MUL1322306-9828,00-FOTO+FORTALEZA+CONTA+COM+BENCAO+DO+PAPA+PARA+EVITAR+REBAIXAMENTO.html

    ResponderExcluir
  2. Putz e ainda mandaram camisa de treino e das antigas?!
    Que seja, pelo menos, uma das oficiais encalhadas no estoque.

    ResponderExcluir