segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Agente da Passiva


Na última sexta-feira, dia 28, o Vasco foi derrotado pelo Ceará... ou teria sido o Ceará que derrotou o Vasco? E não é a mesma coisa?! Sim, mas o bairrismo, num misto de complexo de inferioridade e megalomania - se é que é possível - fez surgir irritação de alguns. Tudo por causa dele: o agente da passiva, que é melhor explicado aqui, via uol.



As manchetes diziam algo como "Vasco foi derrotado", "Vasco perdeu" e essa bobagem ganhou voz ativa e impingiu, aos que usaram tais manchetes, o rótulo de preconceituosos. Eles foram julgados e ditos culpados por "tentar minimizar" o triunfo do time cearense.

Fato é que o Vasco perdeu porque o Ceará ganhou e, principalmente, porque não foi empate. Sim, porque se empatam, a discussão seria "quem empatou com quem?".

É triste, mas é verdade: há quem defenda algo como uma Teoria Cearensecentrista, que vê por aqui os melhores times, as melhores rapaduras, os mais brilhantes currículos, os mais originais comentários, as mais céleres tartarugas, os mais inventivos atos...

Eles dizem essa besteira ou essa besteira é dita por eles?

Ainda bem que quando eles se dizem "formadores de opinião", algumas já estão formadas - as de quem é capaz de formá-las sem tanta influência alheia. E aqui foi mais uma. Uma opinião de quem acredita na superação do homem por si mesmo, pelos seus próprios pensamentos, princípios e valores, sem sotaque, formato da cabeça ou regionalismo.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário