quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brasileirão de A a D

O campeonato brasileiro de futebol tem quatro divisões, com clubes de todo o país espalhados por elas em séries : A para a elite; B para quem escorrega dela ou almeja chegar ; C para quem almeja melhoras e D para quem só quer sair dali.

No gráfico, a representação do que acontece aos clubes que transitam entre as divisões, variação do dinheiro, oscilação do humor da torcida (inclusive a adversária com piadas) e a vergonha da queda, da distância entre o palácio e o cortiço.



Nesse final de semana, ainda longe do fim dos quatro campeonatos, já haverá definição quanto a quem vai seguir de C para B, onde já entra um dinheiro de patrocínio da competição, verba da TV, da CBF...

... os "elitistas", que tem como ícone uma associação dita Clube Dos Treze, são vinte e, claro, não gostam nada de sair do eixo sulista do futebol, de onde emanam os craques e circulam as cédulas.

Estão prestes a ganhar um presentaço: Rio Branco, da capital do Acre e ASA, de Arapiraca-AL, decidem qual dos dois vai pra Série B em 2010 e, de quebra, ainda há chances grandes do Icasa, de Juazeiro do Norte-CE, seguir o mesmo caminho. Que beleza!Dá para imaginar o tamanho da chacota para cima do "grande" que cair pra segunda divisão?

Está avisado: quem cair da primeira divisão vai "passear" no Acre ou no interior de Alagoas e, talvez, também, na terra do Padre Cícero! Eles merecem.

Aos que concorrem com os "grandões incaíveis", cuidado... pois o roubo daquele árbitro que beijava imagem da santa não deu em nada!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário